6 passos para criar conteúdo que funciona no Instagram


3 de setembro de 2021  blog

Você fica quebrando a cabeça para criar conteúdo que funciona no Instagram? Este post vai resolver essa treta de uma vez por todas.

Olha só, meu anjo, a primeira coisa que você precisa saber é que quantidade de posts no Instagram não quer dizer nada.

“- Tá bom Formagios, isso já sei, me contem uma novidade!”

O ponto principal é que, independente da quantidade de posts, se você não souber o que realmente faz o público engajar, suas publicações não terão impacto e você vai continuar sem conteúdo que funciona no Instagram e, consequentemente, sem resultados nessa rede social.

De nada adianta ter um Instagram com 100.000 seguidores se eles não param para te ouvir.

Já percebeu que existem pessoas com apenas 500 seguidores vendendo cursos e mentorias, enquanto você está aí esperando alcançar o “arrasta pra cima” pra vender alguma coisa?

Calma, nós vamos te explicar porquê você não precisa de milhões de seguidores e sim de fãs fiéis que te acompanham, que param para te ouvir, que confiam e compram de você não apenas uma, mas várias vezes.

Vamos te mostrar o que fazer para criar conteúdo que funciona no Instagram e construir a audiência engajada.

Foi isso que fizemos, construímos uma audiência forte e engajada que nos assiste em qualquer rede social.

Agora vamos compartilhar nossa experiência com você.

Verdade seja dita, na internet, se você não tem pessoas te ouvindo, você não tem nada.

De nada adianta um Instagram com conteúdos maravilhosos que ninguém comenta.

De nada adianta um produto que levou 6 meses para montar, ficou perfeito, mas ninguém compra.

Veja essa história:

Em Julho de 2020, nós decidimos fazer um curso, o Chora, da Vinci. Ele saiu tão espontaneamente, que quando lançamos, em agosto, não esperávamos um resultado tão bom como o que tivemos.

Tínhamos aproximadamente 6.000 seguidores, avisamos que o curso seria lançado e quando terminamos a live no Instagram na qual abrimos as inscrições, para nossa surpresa, 200 pessoas já tinham comprado.

Uau! Como isso aconteceu?

Vimos o resultado e ficamos nos perguntando como chegamos a ele, principalmente porque não investimos nada em tráfego pago.

A verdade é que percebemos que isso só foi possível porque já tínhamos uma audiência engajada e apaixonada por nós.

Presta atenção: você precisa conquistar não só a mente, mas o coração do seu seguidor.

É isso que vai fazer ele te dar o recurso mais precioso que ele tem: a atenção.

E um conteúdo que funciona no Instagram faz exatamente isso, ele conquista o coração das pessoas e as torna fãs.

São esses fãs que irão comprar seu produto ou serviço.

Por isso, repetimos: para estar na internet você precisa de audiência engajada.

Bora aprender a fazer isso?

Passos para criar conteúdo que funciona no Instagram e construir uma audiência engajada

  1. Conheça seu público;
  2. Tenha uma mensagem forte e clara;
  3. Tenha repertório
  4. Transforme seu repertório em conteúdo
  5. Mostre sua personalidade
  6. Tenha consistência

Vamos agora entender melhor cada passo:

1. Conheça seu público

Não existe a possibilidade de se engajar com as pessoas, se não as conhece.

Marketing é sobre resolver problemas e contar boas histórias sobre como você resolve esses problemas.

Leia também esse artigo: Como descobrir a persona do seu negócio digital de forma fácil

2. Tenha uma mensagem forte e clara

Se você conhece seu público, sabe o que ele realmente precisa e conseguirá chegar numa mensagem muito forte e clara.

Por exemplo, se nós falássemos sobre marketing digital seria muito generalista.

Nós compartilhamos nossos pensamentos e crenças:

“Você pode ser você mesmo e atrair as pessoas certas”

“Você pode estar na internet sem precisar fazer lançamentos.”

As pessoas se conectam porque pensam parecido conosco.

A mensagem forte e clara atrai as pessoas certas e afasta quem não faz parte do seu público.

Quando você se posiciona, cria conexão e atrai as pessoas que gostam de você.

3. Tenha repertório

As pessoas começam a te acompanhar para ouvir você, sua visão de mundo. Essa é a grande diferença de um conteúdo que funciona no Instagram para outro que só cumpre tabela.

Ninguém fala nada de novo, mas você pode falar com sua visão, considerando seu conhecimento e experiência de vida

Identifique qual o seu repertório, liste suas histórias e comece a usá-las.

Quer aumentar seu repertório através da leitura? Conheça a estante dos Formagios.

E se está convencido e pronto para construir sua audiência engajada, nossa recomendação especial é o livro Tribos, do Seth Godin.

4. Transforme seu repertório em conteúdo

Não adianta ter mensagem, repertório, conhecer o público e guardar isso pra você.

Conteúdo é a forma mais rápida e simples de falar com as pessoas,  mostrar quem você é e como você pensa.

Leia também: 7 dicas para usar storytelling na sua comunicação e vender mais.

Se você tem uma mensagem, ela precisa estar no seu conteúdo.

Quando você revisita seu repertório, constrói sua mensagem e entende seu público consegue formatar algo que converse com eles, você começa a dar vida ao seu conteúdo.

É aí que você se diferencia.

5. Mostre sua personalidade

O grande ativo da internet e o que atrai e retém a atenção das pessoas é a personalidade.

É a personalidade de alguém que faz você pesquisar o perfil dela, mesmo que não apareça no seu feed.

É como você fala, como ensina, as suas crenças e valores que norteiam a decisão das pessoas.

A venda é emocional e você não vende no dia que abre o carrinho, você vende 365 dias por ano, enquanto mostra quem você é.

Antes de se conectar com o curso, as pessoas se conectam com você.

Por isso, vamos sempre repetir: “As pessoas compram você, não seu produto”.

6. Tenha consistência

Nós viajamos e continuamos dando aula, fazendo live, respondendo as pessoas, enviando e-mails.

Como você quer transformar a vida de alguém se não se compromete?

Sem consistência você não passa confiança.

Você não pode aparecer apenas quando tem vontade e inspiração.

Nós estamos aqui pelo outro e nem sempre estamos motivados.

A consistência é um teste de disciplina e maturidade para você e para seu público.

Em um nível racional, isso demonstra profissionalismo, no nível inconsciente, gera confiança.

Preste atenção nesses detalhes.


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