Halloweem Origem Celta


30 de outubro de 2019  Cultura

Mais sobre o halloween

A origem da festa do Halloween, surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.

Os celtas celebravam um festival na qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.

Neste dia os mortos se levantavam segundo a crença e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito de enganar os mortos para que não fossem possuídos pelos mesmos.

Já  Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”. Os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eles eram queimados na fogueira.

Com a pretensão de afastar a festa pagã, a igreja promoveu alterou  calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.

Daí que o nome Halloween decorra da junção das palavras hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”.

No Brasil o Dia das bruxas tem ganhado força ainda de forma leve nos ultimos 20 anos, por ser uma cultura levada para América Anglo como Estados Unidos, na qual o Halloween é praticado de forma cultural ao  longo dos anos.


Deixe o seu comentário!